quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Madre Tereza





Recebi hoje uma mensagem de uma amiga lá do Japão, que conheci quando participei do Festival do Japão, em 2008.
Foi uma experiência maravilhosa e inesquecível, que achei interessante dividir aqui hoje com vocês.
O Festival de lá tem mais de 20 anos de tradição, mas sempre participaram homens.
No ano de 2008, o tema escolhido para o evento foi: Mulheres cuja vida teve repercussão mundial.
Por ser uma homenagem a mulheres, resolveram nesta edição convidar mulheres escultoras para a realização do evento.
Foram escolhidas 5 mulheres ao redor do mundo, para representar seus países no evento. Foi uma grande honra para mim ser uma das escolhidas e levar o nome do Brasil.
As outras escultoras eram representantes da China, da Holanda, da Rússia e do Canadá, todas elas escultoras de grande talento.
Resolvi homenagear Madre Tereza, de Calcutá.

Pesquisei sobre Madre Tereza e vi que no início de seu trabalho junto aos mais pobres ela dava aula para as crianças sob a sombra de uma grande árvore, que ficava entre os casebres. Na grande maioria das fotos também a encontramos rodeada pelas crianças. Juntando estes elementos compus a cena da escultura.


O festival acontece sempre durante a Golden Week e é visitado por milhares de pessoas. A arte da escultura em areia é muito tradicional no Japão, há livros sobre isso, conheci um departamento da Prefeitura dedicado especialmente a este setor, praças com escultura em areia que permanecem ali intactas por muito tempo, (sem nenhum segurança, nem mesmo durante a noite, acreditem!!). Há um grande respeito, ninguém toca nas esculturas.

Depois de algum tempo que eu já havia voltado de lá recebi uma mensagem de uma das pessoas que organizou o evento dizendo que a escultura foi considerada pelos visitantes como a melhor do evento. Foi uma grande satisfação!

Guardo as melhores recordações desta viagem, por causa do caloroso acolhimento que recebi, dos amigos que lá fiz, da educação do povo, das paisagens lindas, dos jardins dos samurais, da comida tão saborosa, do respeito, enfim, é um país maravilhoso com gente maravilhosa também.
Na próxima postagem vou colocar algumas fotos curiosas e de lugares bonitos que vi no Japão.
Termino esta postagem com algumas frases desta nossa Querida Santinha:

"O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso".

"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."

"Quando descanso? Descanso no amor."

"Todas as nossas palavras serão inúteis se não brotarem do fundo do coração. As palavras que não dão luz aumentam a escuridão."

"As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável."

Madre Tereza

Nenhum comentário:

Postar um comentário