
Outro dia, visitando alguns blogues que publicaram fotos de esculturas em areia feitas ao redor do mundo, e observando os comentários que as pessoas postaram, me diverti muito. Há aqueles que ficam tão incrédulos diante da imagem que chegam a afirmar categóricos que " é óbvio que aquilo é uma montagem..."

Outros tem a "certeza" de que não é apenas areia, que há ali uma mistura secreta, que ninguém revela; há quem declare que é uma areia especial, vinda de não sei qual lugar distante, e por aí vai....não há limites para a imaginação humana. Mas o mais interessante é que imaginam e imediatamente afirmam estas coisas como se fossem certas.
Por isso mesmo é que a areia é um material excelente para estabelecer uma comunicação com o público, para ações de marketing, para ações educativas, e mil outras finalidades. As pessoas ficam pasmas ao ver aquele monte de areia aos poucos ir tomando forma, expressão, adquirir detalhes inimagináveis, levar a sonhar....
Quem vê uma escultura em areia jamais a esquece! Não tem jeito, fica mesmo gravada na mente.
Quero esclarecer que as fotos não são montagens não, são totalmente reais, embora às vezes possa mesmo parecer impossível fazer com areia determinadas esculturas.
Mas é possível sim, e inclusive as mais verticais.
Para matar a curiosidade de alguns, vou mostrar -de forma rápida e básica-como se faz escultura em areia.
Na imagem abaixo temos o monte de areia que será esculpido


Desta forma a areia fica aglutinada e mantém esta situação mesmo após secar. Mas, para maior durabilidade é interessante manter a escultura com alguma umidade, e para isso pode-se usar um spray de água.
Outra dúvida frequente é exatamente em relação à durabilidade: as esculturas podem durar meses em exposição com pequenos cuidados e às vezes algum pequeno reparo, principalmente se estiverem em locais protegidos do sol em excesso, chuvas e ventos, como ambientes indoor.
Quando expostas às intempéries, mesmo assim têm boa resistência. Não é qualquer chuvinha que a destrói, mas, é claro, uma chuva bem forte poderá causar danos. Por isso, nesses casos, ao terminar a escultura aplicamos sobre ela um spray de cola diluída, que ao secar, formará uma delicada película que lhe dará uma resistência maior.
E assim, podemos fazer esculturas bem grandes ou pequenas.

Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirum safadinha spray de cola. rsrs brincadeirinha
ResponderExcluirGostei muito!
ResponderExcluirParabéns por esclarecer o segredo da escultura em areia de forma tão simples e clara.
Abração!
Vinicius De ÓculOs
lindo trabalho tambem faço esttuas so que em outros materias
ResponderExcluirQue tipo de cola?
ResponderExcluirParabéns pelas dicas...
ResponderExcluirPreciso de seu contato para um possível orçamento para um evento. facebook.com/rbrunes.
ResponderExcluirCreio que a cola utlizada é a cola branca para madeira?
ResponderExcluirQue bacana, obrigada por compartilhar
ResponderExcluirGostaria de melhor Informação quanto ao tipo de cola e proporção em quantidade entre a mistura a ser feita desta cola para que á escultura de um tamanho normal de uma pessoa tenha resistência a durar mais tempo em exposição,Grato se for respondido, tenho outro enderço eletronico que mais uso:
ResponderExcluirsrgazzani@outlook.com
Abraço
Vi a pouco na tv uma pasta de areia, a pessoa que apresenta o canal na Globo de manha, ensinou a misturar cola branca escolar com bicarbonato de sódio, proporção duas colheres de água com duas de vila e duas de bicarbonato, mistura tudo vira uma goma e adicionar a areia copo de 250 ml cada momento medida de areia.
ResponderExcluirOnde quero chegar! Acredito que água, bicarbonato e cola, seria o segredo dos grandes escultores, basta testar medida, borrifar e ver o que acontecerá.
boa pergunta do colega acima .... que tipo de cola e utilizada eis a questao...faltou essa resposta no mas esta muito bem elaborado seu blog parabens grande abraço e sucessos por ai
ResponderExcluir