Mostrando postagens com marcador sculpture. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sculpture. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Nasceu a Luz do Mundo



Jesus, Luz do Mundo, Nosso Senhor e Salvador, seja bem vindo e permaneça para sempre em nossos corações.

Esta imagem da Sagrada Família foi feita em Fortaleza - Ceará, no Shopping Iguatemi, para o Natal de 2013.

Foram usadas cerca de 25 toneladas de areia, retratando um presépio, com a Sagrada Família, os três Reis Magos, o pastor e os animais.

O público acompanhou a evolução dos trabalhos e interagiu enormemente diante da novidade de ver um presépio de areia se formando diante de seus olhos. Crianças, jovens, adultos e idosos, não houve quem não parasse para apreciar, perplexo......como pode?

O trabalho foi um projeto de Gisele Prata Real, em cuja execução houve a participação de Raphael Real Farias, Milton Nisti, José Gaspar e Marcelo Marques.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MULHERES DE AREIA





Começou hoje o remake da novela "Mulheres de Areia", no Vale a Pena ver de Novo, da TV GLOBO. Quantas recordações isso me traz!

Lembro-me do sucesso que foi essa novela, quando foi exibida pela primeira vez em 1973, pela extinta TV Tupi. Não havia quem não a seguisse....na ocasião eu tinha apenas 12 anos, e frequentava o curso de escultura em areia ministrado pelo professor Pedro Germi, em Santos.

Às segundas, quartas e sextas feiras, logo depois da escola, almoçava e já ia bem depressa para a praia, ansiosa por ver qual a nova figura que aprenderia a esculpir nas areias de Santos.

As esculturas que o personagem Tonho da Lua fazia, na realidade eram feitas por outro escultor, Serafim Gonzalez, e eu recordo do dia em que o professor Pedro levou a mim e os outros alunos do seu curso para participar da novela. Na trama haveria um concurso que o personagem Tonho da Lua iria participar e ganhar, e nós fomos lá para fazer as esculturas do concurso. Cada um de nós fez uma escultura, foi um grande dia, inesquecível para toda a criançada. Nós pudemos estar ao lado daqueles artistas maravilhosos que assístíamos todas as noites na TV, como Eva Wilma, Carlos Zara, e todo o elenco....visitamos os cenários, a casa da Ruth e da Raquel lá na praia....foi encantador.

As filmagens aconteciam em Itanhaém,na Praia do Sonho, e para nós, crianças, tudo parecia mesmo um sonho maravilhoso.


Na noite em que ia passar o tal concurso da novela, lembro-me de estarmos todos reunidos em frente à TV (que era em preto e branco), numa ansiedade imensa, cada um querendo ver na tela a sua "obra de arte"....quanto orgulho sentimos!! havíamos filmado um capítulo da novela junto com os artistas, então, naquele dia éramos artistas também!

Fotografei a tela no momento em que apareceu minha escultura, e sei que tenho esta foto até hoje em algum lugar, mas não a encontrei para postar aqui...que pena...

Mas tenho uma foto que para mim tem um valor imenso - sou eu, aos doze anos, com o querido Professor Pedro Germi ao lado de uma de minhas primeiras esculturas, que com tanta dedicação e carinho ele ensinava. Saudades de você, professor.....Obrigada por tudo!






quarta-feira, 20 de abril de 2011

Banda de macacos de areia!!




Macacos músicos??



É isso mesmo! Macacos de areia formam banda e se apresentam em Portugal, no Algarve, para milhares de espectadores que visitam o Festival.

Um cenário em esculturas de areia foi feito para recepcionar os visitantes do Festival Internacional de Esculturas, no Algarve, em Portugal. Veja foto abaixo, do conjunto escultural.


Este é o meu mais recente trabalho em areia, feito em abril de 2011, no Festival Internacional de Esculturas em Areia, em Portugal. Artistas de várias partes do mundo vieram construir este Festival, cujo tema este ano é ANIMALÂNDIA . É um tema bastante divertido e tem a intenção de representar como seria o mundo se este passasse a ser dominado pelos animais. Retrata os animais com atitudes humanas.
Vejam mais fotos com detalhes das esculturas do cenário da banda de macacos mexicanos, feita por Gisele Prata.




Com a corneta,



A sensual vocalista da banda,

Close da vocalista


Ao fundo vemos o macaco que toca chocalhos, muito embalado pelo ritmo,

Este com o pandeiro, muito feliz e sorridente

O negócio é curtir o som.....

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

BOB ESPONJA na praia de Santos


A criançada vibrou com a visita do Bob Esponja na praia de Santos, no Gonzaga, este sábado, dia 8 de janeiro.

A pedido da emissora Band, de Presidente Prudente, fizemos uma escultura para divulgação desta arte no interior do Brasil.
Como estamos em época de férias, e as praias lotadas, a escolha do personagem foi para agradar as crianças. E acertamos em cheio! Bob esponja trouxe muita alegria!

Bem, eu sou suspeita, pois sou fã do Bob, o adorável calça quadrada, e me divirto muito com suas aventuras....


domingo, 12 de dezembro de 2010

Maior presépio em areia do Brasil

Algumas imagens deste grande evento:

detalhe do cenário da Fuga para o Egito, Nossa Senhora com menino Jesus nos braços


O maior presépio do Brasil, totalmente esculpido em areia foi feito na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, no Natal de 2001 e permaneceu em exposição por três anos, quando foi destruído por um vendaval que atingiu a região e derrubou a enorme tenda sobre as figuras de areia.

parte da cena do nascimento de Jesus


Milhares de pessoas visitaram o evento, ônibus foram fretados levando pessoas de outras cidades, até mesmo do litoral para conhecer esta grande obra.
Composto por seis cenários que contavam a história do nascimento de Jesus, desde a Anunciação do Anjo a Maria, passando pela cena do sonho de José, da visitação de Maria à prima Isabel, da comitiva dos Reis Magos com seus camelos, os pastores no campo, a cena do nascimento de Jesus e chegando até a fuga para o Egito.
Na entrada do evento havia dois grandes anjos guardiães .

parte da cena da Fuga para o Egito

À noite, tudo ficava ainda mais encantador, com a iluminação especial dirigida a cada cenário, com cores apropriadas para dar maior destaque e as músicas natalinas, que levavam o visitante a "viajar", como se estivesse no local e no tempo em que tudo isso aconteceu, enquanto caminhava entre as cenas.

foco no rosto da jovem Maria, no cenário da Anunciação, em que ela tem diante de si o Anjo Gabriel


detalhe da cena do nascimento de Jesus, em que Nossa Senhora, cansada após o parto, repousa a cabeça nos ombros de São José.




Nesta obra trabalharam seis escultores, mais alguns ajudantes da equipe e da prefeitura local, além de um arquiteto.

Foi um trabalho que apreciei demais fazer!

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Presépio de areia - A Sagrada Família toda feita em areia



É isso mesmo!

Toneladas de areia se transformaram na cena do nascimento de Jesus, com São José, Nossa Senhora, os animais, a manjedoura forrada de palha, o recém nascido Jesus, a estrela..... tudo, tudo aquilo que nos remete a esta abençoada cena.
Cenário do nascimento de Jesus, esculpido por Gisele Prata Real, do Brasil

O presépio foi realizado em Portugal, na cidade de São João da Madeira. Quatro escultores internacionais realizaram o trabalho: Gisele Prata Real (Brasil), Pedro Mira (Portugal), Marjon Katerberg (Holanda) e Oscar Rodriguez (Espanha). Como escultor assistente tivemos a participação de Afonso Faria, de Portugal.
Um evento da Making Sand Solutions, de Portugal.

cenário realizado pela escultora Marjon Katerberg, da Holanda
(anjo anunciando aos pastores o nascimento do Salvador)

cena esculpida por Oscar Rodriguez, da Espanha
(comitiva dos reis Magos)

Direção artística de Pedro Mira (Portugal)
Escultor assistente: Afonso Faria (Portugal)


Algumas imagens do making of:










Em poucos dias o conjunto escultural ficou pronto e atraiu milhares de visitantes, que lotaram a praça e se encantavam com os cenários natalinos, relembrando o verdadeiro motivo dos festejos de Natal: o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, nosso Rei.


A equipe feliz no momento da conclusão do trabalho


Durante o período de construção tivemos a visita das escolas, que acompanharam a evolução dos trabalhos

E também das pessoas que diariamente vinham verificar o que estava surgindo de novo....

O momento da inauguração, com o Prefeito




À noite, sob frio intenso de cerca de 3 graus, com o presépio todo iluminado, dando uma atmosfera de sonho, pudemos ouvir a apresentação de corais, com músicas de Natal. Maravilhoso momento! Inesquecível!

Feliz Natal a todos!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Vitrine de Natal em areia - decoração inédita


Agora que o Natal se aproxima, o tema das esculturas em areia feitas ao redor do mundo gira em torno de presépios, Papai Noel, duendes, brinquedos, renas, trenó, e assim por diante.

Isso me lembra algo inovador, que é o uso da escultura em areia para decoração de vitrines de lojas e shopping centers. A foto abaixo mostra uma vitrine feita em loja de perfumes e cosméticos em shopping da cidade de Campo Grande, lá em mato Grosso do Sul. Neste trabalho contei com a ajuda de meus irmãos. Trabalhamos durante a noite, enquanto o Shopping estava fechado, e pela manhã, ao abrir para o público, já estava lá, prontinha, a surpresa na vitrine.

É um papai Noel surfista, de óculos escuros, numa boa, curtindo a sua prainha aqui no Brasil.....afinal de contas nem papai Noel é de ferro; e é só uma vez por ano que ele vem pra estes lados tupiniquins, o resto é só neve lá no Pólo Norte, ninguém merece, né?



Foi um grande sucesso esta novidade na região. A loja ganhou até um Concurso de melhor vitrine do Shopping e de melhor decoração natalina da cidade!!! O Shopping ficou lotado de gente, e em frente à vitrine o público juntou de tal forma que ninguém conseguia passar.

visitantes lotaram o shopping


Foi um trabalho super gratificante, e feito com areia de rio, que é muito mais difícil de trabalhar!

Nas próximas postagens deste mês de dezembro vou contar como foi e mostrar fotos de alguns outros eventos de Natal com decoração de esculturas em areia, aqui no Brasil e no exterior.

domingo, 7 de novembro de 2010

Como fazer escultura em areia. Aprenda a técnica

A escultura em areia tem um lado muito curioso e encantador, é como se ela encerrasse alguma "magia". São sempre imagens incríveis e impressionantes.


Outro dia, visitando alguns blogues que publicaram fotos de esculturas em areia feitas ao redor do mundo, e observando os comentários que as pessoas postaram, me diverti muito. Há aqueles que ficam tão incrédulos diante da imagem que chegam a afirmar categóricos que " é óbvio que aquilo é uma montagem..."


Outros tem a "certeza" de que não é apenas areia, que há ali uma mistura secreta, que ninguém revela; há quem declare que é uma areia especial, vinda de não sei qual lugar distante, e por aí vai....não há limites para a imaginação humana. Mas o mais interessante é que imaginam e imediatamente afirmam estas coisas como se fossem certas.

Por isso mesmo é que a areia é um material excelente para estabelecer uma comunicação com o público, para ações de marketing, para ações educativas, e mil outras finalidades. As pessoas ficam pasmas ao ver aquele monte de areia aos poucos ir tomando forma, expressão, adquirir detalhes inimagináveis, levar a sonhar....

Quem vê uma escultura em areia jamais a esquece! Não tem jeito, fica mesmo gravada na mente.

Quero esclarecer que as fotos não são montagens não, são totalmente reais, embora às vezes possa mesmo parecer impossível fazer com areia determinadas esculturas.

Mas é possível sim, e inclusive as mais verticais.

Para matar a curiosidade de alguns, vou mostrar -de forma rápida e básica-como se faz escultura em areia.

O grande segredo é compactar a areia úmida, camada a camada. Isso pode ser feito de maneira totalmente manual, batendo bem com as mãos cada nova camada de areia que se adiciona, e dando forma ao conjunto com as mãos; ou pode também ser feito usando caixas de madeira para compactar a areia em seu interior. Depois de terminada a compactação retiramos as caixas, e o bloco estará pronto para ser esculpido.

Na imagem abaixo temos o monte de areia que será esculpido


Desta forma a areia fica aglutinada e mantém esta situação mesmo após secar. Mas, para maior durabilidade é interessante manter a escultura com alguma umidade, e para isso pode-se usar um spray de água.

Outra dúvida frequente é exatamente em relação à durabilidade: as esculturas podem durar meses em exposição com pequenos cuidados e às vezes algum pequeno reparo, principalmente se estiverem em locais protegidos do sol em excesso, chuvas e ventos, como ambientes indoor.

Quando expostas às intempéries, mesmo assim têm boa resistência. Não é qualquer chuvinha que a destrói, mas, é claro, uma chuva bem forte poderá causar danos. Por isso, nesses casos, ao terminar a escultura aplicamos sobre ela um spray de cola diluída, que ao secar, formará uma delicada película que lhe dará uma resistência maior.

E assim, podemos fazer esculturas bem grandes ou pequenas.


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Imagens da Terra do Sol Nascente


Divido aqui com vocês algumas imagens do Japão, a linda terra do sol nascente, registradas durante os dias em que lá estive para participar do Festival Internacional de Esculturas em Areia 2008.

Pôr do sol na praia...

E a cidade, com seus belíssimos jardins,



Sua cultura e religiosidade (nessa foto - pedidos colocados na entrada do templo)



Seu povo tradicional, alegre, hospitaleiro e disciplinado

E agora as imagens de um detalhe que me encantou: nas calçadas da rua um aquário natural, com água límpida (ninguém joga lixo) e muitos, muitos peixes. A água vem de uma nascente natural de um morro próximo.

É um prazer caminhar por estas calçadas

vendo os peixes movimentando-se na água fresca








e a comida?? Ah, é tão saborosa e colorida, preparada com capricho....


Agradeço a Deus a oportunidade de ter vivido dias maravilhosos, nesta viagem inesquecível.