segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MULHERES DE AREIA





Começou hoje o remake da novela "Mulheres de Areia", no Vale a Pena ver de Novo, da TV GLOBO. Quantas recordações isso me traz!

Lembro-me do sucesso que foi essa novela, quando foi exibida pela primeira vez em 1973, pela extinta TV Tupi. Não havia quem não a seguisse....na ocasião eu tinha apenas 12 anos, e frequentava o curso de escultura em areia ministrado pelo professor Pedro Germi, em Santos.

Às segundas, quartas e sextas feiras, logo depois da escola, almoçava e já ia bem depressa para a praia, ansiosa por ver qual a nova figura que aprenderia a esculpir nas areias de Santos.

As esculturas que o personagem Tonho da Lua fazia, na realidade eram feitas por outro escultor, Serafim Gonzalez, e eu recordo do dia em que o professor Pedro levou a mim e os outros alunos do seu curso para participar da novela. Na trama haveria um concurso que o personagem Tonho da Lua iria participar e ganhar, e nós fomos lá para fazer as esculturas do concurso. Cada um de nós fez uma escultura, foi um grande dia, inesquecível para toda a criançada. Nós pudemos estar ao lado daqueles artistas maravilhosos que assístíamos todas as noites na TV, como Eva Wilma, Carlos Zara, e todo o elenco....visitamos os cenários, a casa da Ruth e da Raquel lá na praia....foi encantador.

As filmagens aconteciam em Itanhaém,na Praia do Sonho, e para nós, crianças, tudo parecia mesmo um sonho maravilhoso.


Na noite em que ia passar o tal concurso da novela, lembro-me de estarmos todos reunidos em frente à TV (que era em preto e branco), numa ansiedade imensa, cada um querendo ver na tela a sua "obra de arte"....quanto orgulho sentimos!! havíamos filmado um capítulo da novela junto com os artistas, então, naquele dia éramos artistas também!

Fotografei a tela no momento em que apareceu minha escultura, e sei que tenho esta foto até hoje em algum lugar, mas não a encontrei para postar aqui...que pena...

Mas tenho uma foto que para mim tem um valor imenso - sou eu, aos doze anos, com o querido Professor Pedro Germi ao lado de uma de minhas primeiras esculturas, que com tanta dedicação e carinho ele ensinava. Saudades de você, professor.....Obrigada por tudo!






Um comentário:

  1. Bom dia, Gisele!
    Participei deste concurso.
    Fico feliz pela sua permanência na arte da areia.
    Continuo em Santos/SP
    Saudações

    ResponderExcluir