quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra: Liberdade, direito de todo homem e mulher




No dia 20 de novembro comemoramos o dia da Consciência Negra, o que me lembra da escultura em areia que fiz no ano 2000, ano em que o Brasil comemorava 500 anos do descobrimento.

O cenário remete ao momento da assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, instante em que as correntes da escravidão se romperam, e se tornaram livres aqueles que Deus já havia feito livres, mas que o homem branco, em sua ganância, se achou no direito de escravizar seu semelhante.

A escravatura foi uma mancha em nossa história, e, através desta escultura pude sentir o quanto esta parte da história ainda deixa marcas, feridas. Durante a exposição fui procurada por alguns afrodescendentes emocionados, que me abraçaram e choraram...isso me marcou muito.

A data de 20 de novembro foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi (em 1695), líder do Quilombo dos Palmares, e herói na luta pela liberdade.

Este dia é importante como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância do povo africano e sua cultura na formação da cultura nacional.
Parabéns a todos aqueles que ao longo da história lutaram por essa libertação.


escultura realizada em Portugal, no Fiesa 2010, retratando tribo nômade africana


escultura realizada em Portugal, no Fiesa 2010, retratando tribo nômade africana













Um comentário:

  1. A cultura e a arte da escultura de mãos dadas para celebrar um grande momento da história do Brasil.
    Parabéns, Gisele.

    ResponderExcluir